SERIE D

quarta-feira, 14 de abril de 2010

SERIE D COM 64 CLUBES UMA OPÇÃO PARA OS CLUBES NO SEGUNDO SEMESTRE

Estou fazendo uma campanha para que a série D do campeonato Brasileiro passe a contar com 64 clubes, além dos 4 rebaixados da série C e dos 36 clubes indicados pelas federações, o campeonato passaria a contar com os 4 eliminados na fase quartas de final da serie D do ano anterior, além do 20 melhores rankiados no ranking da CBF que não conseguiram a vaga no torneio através das outras formas de acesso. O Campeonato com esta nova formatação seria mais viável economicamente e mais interessante pois passaria a contar com os clubes mais tradicionais do futebol brasileiro. Este blog foi criado no intuito de colocar em discussão a matéria. com intuito de sensibilizar clubes, federações a CBF e patrocinadores para evoluirmos neste tópico. Pois a adição de mais vinte e quatro equipes na série D no meu entender só vai trazer melhorias alem do que não seria necessário a adição de mais nenhuma data além daquelas já preconizadas pela CBF para o torneio, além disso varios clubes ja saberiam da sua participação antecipadamente, falicitando um planejamento a longo prazo e fazendo com que o torneio seja mais competitivo.

4 comentários:

  1. Li o seu comentário no meu Blog. É um pedido bastante interessante, mas não será que com tantos clubes a competição ficaria um tanto que sobrecarregada. Por exemplo, como acomodar os 64 times. A não ser que fosse nos moldes da Copa do Mundo, 4 times em 16 grupos, com os 2 melhores avançando para a fase de mata-mata, que começaria mais ou menos que nem a COpa do Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Boa Bruno, mais é exatamente esta a ideia, manter a mesma formatação atual com os 16 grupos e depois ir para a fase do mata mata, de outras forma a competição fica inviável, pois a CBF ja disse que não vai colocar dinheiro. A ideia é para que varios clubes tradicionais do Futebol ainda tenham datas para o segundo semestre porque sem vagas em competições eles fecham as portas. A ideia que tive visa minimizar este problema.

    ResponderExcluir
  3. Sua ideia é válida Antônio. Na verdade esse modelo de competição série D, ainda vai passar por mudanças. Estamos atentos aos acontecimentos que têm acontecido na CBF/CLUBE DOS 13 depois da vitória de Fábio Koff. Fala-se em retorno das ligas regionais a exemplo da do Nordeste que apesar da confusão que se criou sobre ela está prevista para acontecer ainda este ano. As liga regionais é uma excelente alternativa para os clubes terem uma receita a mais, investirem a mais, e se programarem para ter um calendário para o ano todo. Muitos clubes simplismente depois do primeiro semestre param suas atividades por que não tem competição para participar. Vamos ficar ligados e no que for preciso incentivar para manter os clubes pequenos com calendário o ano todo, e a série D com 64 clubes já ajudaria e muito.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela visita, pois é ao falarmos sobre o assunto surgem ideias, além da série D com 64 clubes incentivarmos a criação das ligas regionais. Só acho que deveriam participar do Campeonato das ligas as equipes que não estivessem disputando as competições A B C e D do futebol Brasileiro. Elas seriam uma forma de acesso à série D, que ficaria mais forte. Acho que além da liga do Nordeste deveriam ser criadas a liga do Norte, A Liga do Centro Oeste.
    A liga Sudeste e a Liga Sul. Chamando-se os 16 melhores rankiados da CBF para a composição do torneio, deste que estas equipes não estivessem participando de nenhuma competição Nacional.

    ResponderExcluir